terça-feira, 13 de maio de 2008

Cibercultura


O século que se inicia é marcado pelas novas tecnologias, velocidade de comunicação e informação. Cibercultura é o nome desse boom sob diversos formatos - de fóruns e chats à weblogs, blogguers aos jogos eletrônicos, de fotologs à troca de mensagens SMS, do Orkut aos sistemas mais genéricos de troca peer to peer. Podemos compreender a cultura contemporânea, marcada basicamente pelas redes telemáticas, pela sociabilidade on-line. E ela enfrenta o desafio comunicacional da cultura de massa centralizadora, massiva e fechada. Estamos caminhando para uma cultura copyleft, personalizada, colaborativa e aberta. Os mass media agem, nesse contexto, como fluxo massivo, difundindo os produtos culturais (emissões de rádio, TV, cinema, fotografia, música, artes plásticas, literatura…) a partir de um pólo emissor (as emissoras de rádio e TV, os jornais, os editores de revistas e livros, as gravadoras de música, etc.) a uma massa de consumidores (receptores).
Fonte de Pesquisa André Lemos – Fórum Cultural Mundial

Nenhum comentário: