quarta-feira, 17 de outubro de 2012

João Emanuel Carneiro

Oi, Oi, Oi!

Escritor, roteirista, autor; João Emanuel Carneiro (Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1970) começou a escrever estórias - aos quatorze anos - como colaborador do cartunista Ziraldo nas histórias em quadrinhos. Aos vinte e dois anos,  foi premiado pelo roteiro do curta metragem Zero a Zero e optou definitivamente se dedicar a este contemporâneo ofício, da arte de escrever. E agora, ele brinda o pedestal.


Foi roteirista dos filmes Central do Brasil, O Primeiro Dia, Cronicamente Inviável, Orfeu e Deus é Brasileiro. Foi colaborador de Maria Adelaide Amaral na minissérie A Muralha e Os Maias de Euclydes Marinho em Desejos de Mulher. Sua primeira novela como autor titular foi Da Cor do Pecado (detalhe; meu primeiro trabalho dentro da televisão), na qual contou com supervisão de texto do renomado escritor e novelista Silvio de Abreu.


Em 2006 escreveu a novela Cobras e Lagartos. Em 2008 surpreendeu ao estrear no horário nobre com sua novela A Favorita. Em 2009, supervisionou pela primeira vez uma novela, Cama de Gato, de Thelma Guedes.


João Emanuel é meio-irmão da atriz Claudia Ohana e filho da escritora, antropóloga e crítica de arte Lélia Coelho Frota. Atualmente, escreve o folhetim que está parando o país e mexendo com o consciente e inconsciente dos telespectadores. Ele é o autor por trás das mulheres fortes, impositivas e de caráter dúbio da trama que está mantendo 40 milhões de espectadores grudados na novela das 9 da Globo, Avenida Brasil.

"Todos nós temos um lado sombrio. Muita gente me diz que tem medo da Flora. Deviam ter medo é de mim" 


“Tenho admiração pelo talento das pessoas, mas não tenho que estabelecer essa relação. Não sou de turminhas, sobretudo de atores.”

Nenhum comentário: