domingo, 6 de julho de 2014

- Nise -


Nascida em Monte Carmelo, no cerrado mineiro, Miriam Rezende Gonçalves morou por anos no Rio de Janeiro e outros poucos em São Paulo, antes de seu retorno ao Estado das minas gerais, onde mora atualmente e resgata suas raízes. 

Filha de psicopedagoga e professora de português e de comerciante de pedras preciosas, a autora é graduada em Jornalismo, possivelmente por ter recebido de seus pais, desde cedo, estímulos à leitura. Também é formada em teatro pela Cal – Casa de Artes Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e participou do grupo teatral "Não se fala com os muros", do diretor Antônio Abujamrra. Atou como produtora de televisão, função na qual pôde participar da criação e produção de programas diversos como telenovelas, reality shows e de variedades. É Pós-Graduada pela Faap em Argumento e Roteiro Dramatúrgico para Cinema e Televisão e passou também pela EICTV, em Cuba, para se especializar em Dramaturgia.

Miriam Rezende Gonçalves envolveu-se desde muito cedo com a socialização das artes, ministrando aulas de teatro em comunidades a partir do Projeto Jovem Total. Diretora de criação do projeto literário Contos Inversos, que alcançou grande sucesso de público e de crítica no eixo Rio-São Paulo e que, descrito em suas palavras “é um movimento a favor da educação onde a grande estrela é a poesia!”, define-se como militante da arte poética. 

A escritora se reconhece como uma autora contemporânea e declara que visualiza suas narrativas “em takes, em frames”, a partir dos quais cria situações dramáticas e conflitos, desenvolvendo suas tramas. Caracterização adequada aos tempos em que a imagem se torna tão preponderante. Relata que seu processo criativo é impulsionado pelo inesperado: “é o elemento que mais uso como ferramenta de criação, estou sempre atenta aos detalhes... vou tentando descobrir o que está por trás daquilo, e o que quer nos dizer”. Atualmente a autora dá os últimos retoques em seu romance que será lançado em breve pela Kazuá.

Fonte Editora Kazuá #editorakazuá 

Nenhum comentário: