domingo, 20 de maio de 2012

Questione suas Certezas!

Questionar suas certezas é o que há de mais contemporâneo.

Questionar suas certezas antes de essas ocupar o tempo em que você poderia melhorar seu entendimento do mundo e da vida. É confortante ter certezas, funcionam como portos seguros onde nos refugiamos do mar bravio de dúvidas e, também, são as pedras fundamentais sobre as quais erguemos o edifício de nosso entendimento do mundo e da vida. Porém, à medida que o mundo e a vida estendem pistas que conduzem a uma ampliação desse entendimento, as mesmas certezas que antes eram confortantes e provedoras de sustentação se transformam na prisão dos prejuízos e preconceitos. 

Por isso, questione suas certezas, no momento atual da história humana as coisas mudaram com tamanha rapidez que certezas milenares deixaram de ter vigência quase que do dia para a noite. Questione suas certezas para que sua alma não se limite.

Foto: Amoroso, o profetinha do cerrado.

Você nunca conseguirá medir matematicamente o efeito que suas palavras têm sobre as pessoas. Às vezes você dirá verdades profundas que passarão despercebidas, outras vezes dirá banalidades que provocarão impacto.

.As ideias não são de ninguém, somente o trabalho de torná-las realidade é que pode ser reclamado como autoria específica de alguém. Por isso, se você acha que boas ideias foram percebidas, inicie o trabalho.

.Ninguém vai conseguir tirar de você o que você não tiver vontade de dar. Por isso, em vez de se angustiar com a iminente situação em que tenha de fazer concessões, determine interiormente se pretende oferecê-las.

.Observe com cuidado todas as pessoas que fazem parte de sua vida diária; algumas você aprecia, outras não merecem esse sentimento, mas todas juntas compõem um único grupo que precisa cumprir sua função inerente.

.Nada tema, a intensificação de profundos sentimentos que não têm explicação lógica não deve ser tratada como um problema. Pelo contrário, permita-se navegar nessa intensidade com a maior confiança possível.

.Pedir ajuda para fazer o que você poderia realizar com seus próprios recursos e esforço constituiria um ato forçado, a despeito de que a intenção embutida na atitude fosse a de compartilhar um bom momento com alguém.


.Essa alegria interior, que independente de valores materiais, sua alma já experimentou e a busca freneticamente, pois deixou uma marca indelével. Somente essa alegria interior pode garantir segurança agora e sempre.

.A ansiedade pode fazer você cair no conto de ser imprescindível pisar no acelerador porque de outra maneira se perderiam tais e quais oportunidades. Nesse caso, a velocidade criaria apenas tropeços.

.Pense sua vida como um ponto de luz cósmica capaz de irradiar influência magnífica. O péssimo hábito de se isolar e achar que tudo é difícil menospreza e negligencia esta possibilidade de dimensões cósmicas.

.Esse torrencial de sen-timentos profundos e intensos que atravessa a sua alma precisa ser modulado com alegria e descontração. Qualquer tentativa de entender esse fluxo criará uma tensão insuportável.

.Relacionar-se com os semelhantes é fácil, complexo é relacionar-se com os diferentes, mas é através desse tipo de relacionamento que a alma adquire a oportunidade de expandir o seu mundo e libertar-se.

.Seria infinitamente melhor que as coisas seguissem o curso de acordo com o planejado, mas parece que isso não vai rolar. Por enquanto, será necessário continuar com os olhos bem atentos, porque nada segue o roteiro.

Texto retirado do Blog Arauto do Futuro.

Link: https://arautodofuturo.wordpress.com/2012/05/07/questione-suas-certezas/

Nenhum comentário: