domingo, 3 de novembro de 2013

Dieta saudável: Qual dieta faz emagrecer mais?

Uma pesquisa estudou quarto planos de dietas populares e descobriu que todos forneciam nutrientes suficientes e reduziram o consumo de calorias suficientemente para ajudar os participantes a perder peso. Portando todas poderiam ser consideradas dietas saudáveis. A pesquisa publicada na revista científica Nutrition Journal olhou a dieta de Atkins, Vigilantes do Peso, shakes Slim Fast e o plano de dietas chamado Eat Yourself Slim.


Um problema que os cientistas detectaram foi que as pessoas sob as dietas não aumentavam a ingestão de frutas e vegetais suficientemente para tornar as suas dietas saudáveis de verdade ao observar os diários alimentares que os voluntários mantiveram por dois meses. Aqueles que seguiam a dieta de Atkins (também conhecida como adieta das proteínas) tinham níveis baixos de ferro e niacina, assim como baixas quantidades de ingestão de fibras. Mas os pesquisadores afirmaram que esta dieta era saudável para uso em curtos períodos.


Porém este outro estudo mais criterioso, mais controlado e de longo prazo, que comparou a dieta de Atkins com a Dieta Mediterrânea e Dieta de Baixas Calorias, descobriu que a Dieta das proteínas não é apenas melhor para o colesterol, mas também emagrece mais.  Mas a pesquisa deste artigo mostrou que todas as dietas trazem uma perda de pesosignificativa em comparação com as pessoas que não mudaram seus hábitos alimentares durante o estudo, mas a diferença no emagrecimento entre as diferentes dietas não foram consideradas significativas.

A perda de peso de cada tipo de dieta foi:
Atkins: 5,17 kg
Vigilantes do Peso: 4,7 kg
Eat Yourself Slim: 4 kg
Shake Slim Fast: 3,67 kg

Apesar de a pesquisa ser baseada nos diários alimentares dos participantes, deste estudo recente descobriu que realizar um diário alimentar fotográfico é muito mais eficiente e confiável. Segundo o estudo, o fato de fotografar as refeições faz os participantes refletirem sobre o que vão comer e se deveriam fazê-lo. Muitas vezes eles mudavam de idéia e não ingeriam a comida por observar que ela não era saudável ou adequada, isso os encorajava a fazer escolhas mais saudáveis.

Compartilhar as fotos com outras pessoas também estimulava os participantes a se alimentarem melhor. 

Nenhum comentário: