terça-feira, 11 de setembro de 2012

Divina Diva

Uma exposição está agitando a Avenida Paulista, Lygia Clark, Uma retrospectiva - no Itaú Cultural. Mineira, de Belo Horizonte, ela niciou seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, sob a orientação de Roberto Burle Max e Zélia Salgado. Em 1950, Clark viajou a Paris, onde estudou com grandes mestres. A artista dedicou-se ao estudo de escadas e desenhos de seus filhos, assim como realizou os seus primeiros óleos.

Imagem Fatima Pombo

Após sua primeira exposição individual, no Institut Endoplastique, em Paris, no ano de 1952, a artista retornou ao Rio de Janeiro onde fez diversas exposições.


Lygia Clark é uma das fundadoras do Grupo Frente em 1954 dedicando-se ao estudo do espaço e da materialidade do ritmo, e apresenta as suas “Superfícies Moduladas, 1952-57” e “Planos em Superfície Modulada, 1956-58”.

                                                       Imagem Fátima Pombo

Estas séries caminhavam para longe do espaço claustrofóbico da moldura, queriam estar livres. É aquilo que Lygia queria como linha-luz, como módulo construtor do plano. Cada figura geométrica projeta-se para além dos limites do suporte, ampliando a extensão de suas áreas. 


Lygia ainda participa, em 1954, com a série “Composições”, da Bienal de Veneza – fato que se repetirá, em 1968, quando é convidada a expor, em sala especial, toda a sua trajetória artística até aquele momento.


“Através da outra pessoa, o indivíduo pode perceber o seu próprio sentido, conhecer-se a si mesmo”

                                                                                       - Lygia Clark -


Site: Lygia Clark
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: