quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Andy Warhol

Essa semana foi aniversário do artista Andy Warhol, ícone da pop art, se ele estivesse vivo faria 84 anos. Nascido Andrew Warhola; (1928-1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art. Um artista contemporâneo.


Aos 17 anos (em 1945), entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, e se graduou em design. Logo após mudou para Nova York e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas, como Vogue, Harpers Bazar e The New Yorker, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lojas. 


Começa aí uma carreira de sucesso como artista gráfico ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts. Fez a sua primeira mostra individual em 1952, na Hugo Galley onde exibe quinze desenhos baseados na obra de Truman Capote. Esta série de trabalhos é mostrada em diversos lugares durante os anos 50, incluindo o MOMA(Museu de Arte Moderna). Em 1956 passa a assinar Warhol. Em 1987, ele foi operado à vesícula e a operação correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte. 


"No futuro todos serão famosos durante quinze minutos, só se aplicará no futuro, quando a produção cultural for totalmente massificada e em que a arte será distribuída por meios de produção de massa."

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: